#ProjetoJuba: Cronograma Capilar

23:15 Mâniga 0 Comments


Atualmente, estou fazendo uma espécie de processo de recuperação do meu cabelo. Ele sempre foi bem forte e saudável, mas devido aos processos químicos, má alimentação e condições às quais ele é exposto diariamente, ele está fraco e sem vida. A ideia é basicamente registrar aqui no Blog, por meio da tag #ProjetoJuba (porque a criatividade estava em baixa quando comecei a pensar nisso), o processo e, espero, evolução positiva dos fios.

Apesar de não parecer, eu sou uma pessoa que tem bastante receio de mudar o cabelo. Mas o ensino médio foi a época que eu decidi que estava de saco cheio do meu cabelo como ele era e a minha primeira atitude foi cortar (ele estava nos quadris e eu cortei na altura dos ombros) e fazer uma escova progressiva. Meu cabelo era bem armado, então a primeira escova o deixou bonito, mas não da forma como eu queria. Eu simplesmente não sabia como controlar o meu cabelo quando eu tinha 15 anos e resolvi que alisar era a melhor opção. No ano seguinte, resolvi que queria que ele fosse vermelho e pintei, não ficou da forma como eu queria, obviamente, porque eu não descolori o cabelo, só apliquei a tinta e ele era escuro, foram quatro anos e meio de muita tinta para que eu conseguisse, finalmente, chegar à cor que eu queria. Nesse ponto, eu já havia feito escovas progressivas outras duas ou três vezes e meu cabelo já estava bastante controlável, no entanto, ele já estava tomado por pontas duplas e fios porosos do meio para baixo. Ah, esqueci de mencionar que no mesmo ano que colori o cabelo, também fiz um undercut. Raspei a lateral do cabelo três vezes, mas como, para mim, é difícil manter o corte e eu sempre deixava ele crescer demais, desisti e deixei crescer de vez. Ele ainda não chegou ao tamanho do resto do cabelo, mas já está bem grande.

Eu não sou uma grande entendedora de cabelos, então tudo o que eu vou fazer eu pesquiso muitoooo antes e também consulto minha cabeleireira (só ela e minha mãe que colocam a mão no meu cabelo desde 2011 e eu vou até Taubaté toda vez que preciso fazer algo no cabelo). Da ultima vez que encontrei minha cabeleireira foi para fazer uma hidratação porque meu cabelo está muito ressecado. Eu corto o cabelo e não muito tempo depois, ele já está tomado por pontas duplas. Então, ela me sugeriu que eu fizesse um Cronograma Capilar. Eu já havia tentado seguir um uma vez, mas acabei desistindo por causa do TCC da faculdade, mal dava tempo de lavar o cabelo, em geral, quem dirá de hidratar, secar e fazer isso regularmente.

O Cronograma que eu estou fazendo é para cabelos quimicamente danificados, ressecados e com pontas duplas (sim, dói ler isso) e ele possui 4 fases com 3 procedimentos cada. Eu não faço três procedimentos em uma semana (tipo segunda, quarta e sexta) por dois motivos: o primeiro é o tempo, não dá mesmo pra fazer algo do tipo três vezes na semana, normalmente, eu tenho que coincidir o dia que eu lavo o cabelo com as minhas vacâncias na faculdade; o segundo é que eu não moro na casa da Mãe Joana e não acho que devo ficar pendurada no chuveiro, no secador e na chapinha tanto tempo na semana, aqui a gente se ajuda e divide as contas, mas não sou eu quem paga a maior parte delas, se fosse eu que bancasse tudo e tivesse mais tempo, eu provavelmente não veria problema, mas a situação não é essa.


Aqui vão algumas fotos de como meu cabelo esteve. (A qualidade das fotos está péssima.)

Totalmente Natureba: eu sei que é ridículo, mas é a única foto que eu tenho que mostra como era o cabelo sem nadinha de nada de química, nem vício em escova normal (esticando os fios com frequência). Meu cabelo era bem armado e minha mãe insistia em cortar ele chanel e minha cabeça ficava parecendo um abajour.

Antes da Progressiva: essa é a única foto que eu tenho aqui comigo antes de fazer escova progressiva e meu cabelo estava molhado, então não dá pra ver como ele era armado. Eu fazia escova constantemente, então a maior parte do tempo ele estava "liso" em cima e cacheado nas pontas. "Ah, que lindo, por que você não deixou assim?" Se você soubesse o trabalho que dá escovar esse cabelo todinho sempre não pensaria isso.

Após a Primeira Escova Progressiva: ele ficou bem lindinho, mas eu ainda precisava escovar ele sempre para que não ficasse tão armado.

Após a Coloração: como eu disse, ele não ficou da cor que eu queria, eu tinha que ficar no sol e encher a foto de contraste para que ele parecesse vermelho, hahaha. Na foto, estou ao lado de uma janela, mas repare que na parte de baixo, ele está bem escuro. Ainda assim, era saudável.

Antes de Me Mudar para São Paulo: tava lindo, recém pintando, recém progressivado, recém cortado e super saudável.



Com Undercut: o primeiro undercut (ou sidecut, como preferir) foi em 2012, o da foto é em 2014. A textura do cabelo já era bem diferente do que era um ano antes, mas ainda assim não era nada comparado ao que está hoje em dia.

Depois de Várias Aplicações de Tinta e Escovas Progressivas: essa foto é de 2015, pelo aspecto espetado dá pra ver que as pontas do meu cabelo já estão hiper ressecadas, lotadas de pontas duplas, isso que ele está pura chapinha nessa foto. :(

Eu não tenho nenhuma foto de como ele estava antes de começar o Cronograma Capilar, mas no final de 2015 meu cabelo precisou de um SOS também, ele está bem parecido com o que estava nessa época, mas, como falei, não rolou o Cronograma antes por causa da faculdade.

Nessa última foto, ele não estava escovado, nem com chapinha e, apesar de a qualidade estar ruim, dá para ver que as pontas dele estão horríveis. (A tinta também estava desbotada.)

Agora, indo ao que interessa, os cremes que eu vou usar são da marca Novex, que é da Embelleze. Não é caro e funciona. Eu tive a ideia de registrar o #ProjetoJuba depois que comecei o Cronograma, então tem datas que já passaram na tabela. Eu também disponibilizei esse modelinho fofo de planilha para download no final do post (arquivo em pptx), assim, se você quiser, pode fazer o seu também. <3



Eu vou falar de cada um dos cremes que estou usando em posts sobre os dias 1 (hidratação), 2 (nutrição) e 3 (reconstrução) do Cronograma, mas apenas para deixar ciente: para Hidratação, estou usando o creme Reparação Total do Fio; para Nutrição, creme de Óleo de Coco; e para Reconstrução, o creme de Óleo de Argan.

Os posts sobre Hidratação e Nutrição já estão disponíveis, só clicar. :)

Clique aqui para baixar o arquivo e começar o seu próprio Cronograma Capilar.

Leia Também

0 comentários: