Fui demitida... E estou adorando!

20:22 Mâniga 0 Comments


Ao ler um título como esse, as pessoas devem pensar "pegou uma bolada de rescisão". Só que não. Eu sou PJ e, na teoria, não tenho qualquer vínculo empregatício. É como se fosse um "freela fixo", mas nesse caso um freela fixo que vem desde 2013. Pois é. Em setembro de 2013 comecei nessa saga, fui oficialmente reconhecida como prestadora de serviços para esta empresa em abril de 2014 e desde então vivo uma história de altos e baixos: tem contrato, tem salário; não tem contrato, não tem salário.

Então você não tem dinheiro nenhum para receber além dos dias trabalhados? Não. Então você está desempregada e sem dinheiro? Sim. Então isso não tem a ver com dinheiro? Não. Não mais.

Em 2013, eu estava começando a faculdade. 2014 teria sido meu golden year para tentar estágios incríveis em empresas incríveis. Mas me oferecem um trabalho em uma campanha presidencial. Eu tinha 18 anos. 18. Tinha zero experiência e estava a meio metro de distância de uma das figuras mais importantes do país naquele momento. O ex-presidente da república? O cara que ajustou a economia do país e criou a moeda regente? Esteve na sala ao lado, enquanto eu renegociava um contrato de prestação de serviço, essa sensação é impagável. Saber dos desdobramentos do cenário político antes de ele ir parar na TV, ou melhor: fazer parte do que estava indo parar na TV? Não tinha dinheiro que pagasse. A informação traz poder e o poder é definitivamente uma droga das mais viciantes - que eu nunca pude experimentar, mas da qual estive perto e pude sentir o cheiro. E só isso foi suficiente.

E essa sensação foi a isca que me fez querer ficar e não tentar um estágio comum em uma empresa comum para pessoas da minha área. Acontece que a sensação, aquela de saber de tudo antes e, de fato, ter algum impacto num contexto muito maior que você, nunca mais veio. E então eu comecei a me apegar aos luxos que trabalhar nesse ramo me trouxe, além da sensação incrível. E, para alguém como eu, que nunca teve muitos luxos, poder jantar em restaurantes legais todo final de semana e ter roupas e sapatos aos montes foi uma coisa bastante diferente. Eu gostei e, devo confessar, me acostumei, mas quem não se acostumaria, né? Acontece que chegou um momento em que eu parei de aprender coisas, a sensação boa não existia mais e eu estava viciada em jogar meu dinheiro pela janela com coisas que eu não precisava só porque essa era a única sensação boa que eu tinha com o meu trabalho.

Quando me dei conta disso, de que estava trabalhando apenas para ganhar um montante de dinheiro e gastar com coisas desnecessárias, percebi que era hora de procurar outro emprego. Mas não é como se a Lei de Murphy não existisse, né? E aí veio a crise. E quem são os primeiros a serem demitidos na crise? Pessoas de comunicação. O que significa que eles também não estavam sendo contratados. Nós também fomos atingidos e meus jantares em restaurantes legais, as roupas e os sapatos pararam de vir. E então lá estava eu presa num trabalho pelo qual eu já não tinha um grande apreço, sem informação, sem fazer a diferença, sem aprender nada e sem gastar vários dinheiros em coisas desnecessárias.

Durante um bom tempo eu achei que eu é que era uma profissional horrível e que era mais uma daquelas pessoas que trabalham, vão pra casa e vão pro trabalho e vão pra casa e vão pro trabalho... E por mais que eu tentasse, eu não conseguia sair, fosse porque eu achava que o novo contrato seria diferente, seria como o meu primeiro grande job na empresa, fosse porque eu gostava de poder ter uma graninha a mais pra fazer qualquer coisa que desse na telha.

Esse ano eu tomei a decisão de sair, não importando as consequências financeiras e ignorando o fato de que ano que vem é ano par e que com certeza vai rolar algum contrato novo. Eis que conversei com o meu chefe, ele me pediu mais 3 meses e. quando parecia que a novela não ia ter fim, fui chamada para uma reunião e recebi a notícia de que estava entrando de "férias forçadas", estava sendo dispensada. Eu tinha planos para o dinheiro que receberia nesses 3 meses? Tinha. Mas minha primeira reação foi sair do escritório e ir fazer um passeio incrível pelo centro da cidade e sentir o sol do inverno no rosto. Curtir uma tarde sem peso nos ombros de me preparar para a reunião de segunda-feira. O dia estava lindo e eu sentei com a minha amiga num banquinho no Vale do Anhagabaú e tomei uma das cervejas mais gostosas dos últimos dias: não era aquela do estresse, que você bebe quando precisa beber porque só álcool vai te fazer relaxar. Essa cerveja era só uma cerveja tomada na praça sabendo que não tinha responsabilidade nenhuma para os dias seguintes.

Esta sou eu após ter sido demitida:

Uma publicação compartilhada por Mâniga (@amandamaniga) em

Nada mal, né?

Eu devo dizer que até estou um pouco preocupada sobre como vou pagar as coisas e ter dinheiro pra tomar meus drinks, mas o alívio é maior e eu não consigo me sentir mal. É como se eu estivesse presa antes e agora não estou mais, sem drama. Estou feliz.

Há alguns dias estava pensando em fazer mudanças na minha vida e elas estão começando! E agora, para finalizar: manda freelas! ;P

Leia Também

0 comentários: